Emagrecer comendo

fevereiro 12, 2009

Sabendo-se de algumas “regras” de como nosso organismo funciona com a alimentação é mesmo possível emagrecer comendo a mesma coisa ou até mesmo mais? Isso mais parece conversa daquele tipo de quem pretende vender (ou seria enganar?) ofertando produtos miraculosos. Miraculoso não seria nem a palavra apropriada, pois em sua maioria o que vemos mesmo é má-fé de alguns sobre o desconhecimento específico de muitos outros.

A afirmação de emagrecer comendo a mesma coisa ou mais pode muito bem ser aplicada porque o nosso organismo tem particularidades que podem em primeira vista parecer contraditórias.

Se aqui neste espaço já foi falado brevemente sobre a influência do número de refeições no substrato energético (gordura,carboidrato ou proteína) utilizado pelo nosso corpo, podemos fazer com que simples mudanças tenham grandes efeitos.

Estudemos um exemplo qualquer: Um indivíduo que consuma as calorias necessárias para a manutenção do seu peso em função de sua composição corporal, sexo, idade e nível de atividade dividindo tudo em apenas duas refeições passa logo após as refeições por períodos de grande síntese de gordura. Porém, decorridas 4 horas ou mais este mesmo indivíduo passa por uma queda da gordura como fonte de energia porque ele não possui reservas de glicose que permitam a queima de gordura. Então temos alguém que passa por ciclos de queima de gordura ao longo do dia com comprometimento de parte de sua massa muscular que acaba sendo a substituta para essa falta de glicose.

Deste modo, ao dividirmos nosso consumo em muitas refeições teremos sempre como queimar gordura ao longo do dia. Além disso não comprometeremos nada de nossa massa muscular por causa da falta da glicose.

Uma consequência direta e muito bem vinda deste hábito é a preservação da massa muscular. Os músculos gastam muito mais energia do que a gordura em sua manutenção diária. Assim a necessidade energética da pessoa é maior, facilitando o seu controle de peso.

Outra medida muito vantajosa que auxilia em um maior gasto da gordura é a de se alimentar sempre após acordar e após atividades físicas pois assim evita-se novamente que o corpo não tenha como queimar bem a gordura por falta de glicose.

Ou seja, aqui vale o mesmo conselho que todos nós já ouvimos alguma vez. O de que além de mais saudável, se alimentar mais vezes e em horários adequados pode até emagrecer!

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One Response to “Emagrecer comendo”

  1. Ba Says:

    Mto bom esse post, me expicou bastante coisa sobre dietas


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